O Enquadramento consiste em selecionar determinada porção do cenário para aparecer no ecrã/tela.
Uma das regras básicas na composição de uma imagem é a dos três terços. Esta regra consiste em captar o motivo principal de uma imagem, não no centro, mas sim um pouco descentrada para um dos lados, intersetando uma das linhas que dividem verticalmente a imagem em 3 partes. É nos pontos de interseção que se devem posicionar os elementos mais interessantes a captar. No caso abaixo exemplificado, o personagem olha para o lado direito do ecrã, estando voltado para o espaço vazio. Desta forma a imagem consegue expressar mais dinamismo, obtendo maior destaque.
O objeto da imagem abaixo foi centrado propositadamente, de forma a dar a sensação de que está estático.
O Plano cinematográfico é uma parte do filme que é filmada sem interrupções ou cortes, ou que parece ter sido filmada sem interrupção.
Definição do plano quanto à distância entre a câmara e o objecto filmado
- Plano geral: pode revelar uma paisagem ou um cenário a alguma distância. É o plano mais aberto.
- Plano de conjunto: mostra uma parte do cenário e um conjunto de personagens, cujos rostos se conseguem identificar.
- Plano médio: a câmara está a uma distância média do objeto, de modo que ele ocupa uma parte considerável do ambiente, mas ainda tem espaço à sua volta. O personagem é, geralmente, enquadrado por inteiro. Há também quem considere o plano médio um enquadramento mais fechado, podendo se tratar de um “Plano médio de tronco”, em que o personagem é enquadrado pela cintura ou de um “Plano médio de peito”, em que o personagem é enquadrado do peito para cima.
- Plano americano: É um plano mais fechado, enquadrando o personagem da cabeça até meio da anca (altura dos coldres das pistolas dos cowboys, sendo que é daí que vem o nome deste tipo de plano).
- Primeiro plano: mostra o personagem num enquadramento mais fechado que o plano americano, geralmente captando-o do peito para cima.
- Grande plano, Close-up, ou Plano próximo: mostra o rosto de um personagem, sendo o ideal para revelar as suas expressões e emoções.
- Plano detalhe, ou Plano pormenor: revela um detalhe de um personagem ou objeto, sendo filmado a muito curta distância ou com grande zoom.
Definição do plano quanto ao ângulo vertical:
- Picado: o tema é visto de cima, podendo transmitir a ideia de que o personagem filmado é pequeno ou inferior em algum aspeto, ou ainda que está vulnerável.
- Contra-picado: a imagem é obtida de baixo para cima. Este plano é utilizado para transmitir a ideia de que estamos perante algo ou alguém grande, imponente ou poderoso.
- Zenital (ou picado absoluto): A imagem é obtida num ângulo de 90º relativamente ao chão.
- Contra-zenital (contra-picado absoluto): O objeto filmado está diretamente por cima da câmara.
Definição do plano quanto ao ângulo horizontal
- Frontal: o personagem ou objeto é visto de frente;
- Lateral (ou de perfil): o personagem ou objeto é visto de lado;
- Traseiro: o personagem ou objeto é visto por trás;
- Plano de 3/4: o personagem ou objeto é captado num ângulo entre o frontal e o lateral;
- Plano de 1/4: o personagem ou objeto é captado num ângulo entre o lateral e o traseiro.
Definição do plano quanto ao movimento
- Plano fixo: é aquele em que a câmara permanece fixa, mesmo que haja movimento interno no plano de personagens, objetos, veículos, etc.;
- Panorâmica: é o plano em que a câmara gira sobre o seu próprio eixo;
- Travelling: é o plano em que a câmara se desloca sobre rodas ou trilhos, ou com recurso a outro tipo de estabilizador como o steadycam;
- Zoom: é um movimento de aproximação ou de afastamento (zoom in e zoom out), provocado pela função Zoom da câmara, em relação ao objeto filmado, sem que a câmara se desloque ou movimente.
Definição do plano quanto à duração
- A duração de um plano pode variar entre apenas alguns segundos até vários minutos, dependendo da dinâmica que se pretende imprimir ao filme;
- Plano relâmpago: é um plano de muito curta duração, que dura geralmente menos que um segundo;
- Plano-sequência: é um plano de longa duração, em que a câmara se desloca pelo espaço do filme, aproximando, afastando e captando os objetos, personagens e cenários de várias perspetivas sem interrupções ou cortes.
A iluminação em cinema não tem uma regra fixa, podendo e devendo ser manipulada e alterada conforme a imagem que se quer dar a cada cena do filme.
Em animação stop-motion devemos usar, pelo menos, 2 fontes de luz, sendo que o ideal seriam 4 fontes, de modo a eliminar as sombras indesejadas.
Ao usarmos 4 fontes de iluminação, elas seriam categorizadas como:
- Luz principal (key light) - a luz que ilumina de frente (ou ligeiramente de lado, como mostra a figura) o tema principal da cena, sendo por isso a mais forte e a que mais influência tem na cena.
- Luz de preenchimento (fill light) - ilumina o tema de lado,com menos intensidade que a luz principal, e tem como função preencher as sombras ou reduzir o contraste;
- Contra luz (BackLight, Rim light ou Kicker) – é a luz que ilumina a parte de trás do objeto filmado com o objetivo de destacar o personagem ou objeto em relação ao fundo. Tal como a ilustração mostra, deve ser colocada do lado oposto à luz principal. Deve haver algum cuidado de forma a que não atinja a câmara.
- Luz de Fundo (Background Light) - ilumina o fundo.
No entanto, se dispusermos apenas um ponto de luz, este deverá ser a luz principal, excepto se quisermos dar algum efeito diferente na imagem.
Se você tivermos 2 pontos de luz, um deverá ser a luz principal e a outra será ou a luz de preenchimento ou a luz de fundo.
Todas as atividades que preveem a utilização de um tripé necessitam que a câmara fique estável e que não seja sujeita a trepidação aquando do disparo. Para isso, deve ter um tripé bastante estável, ou em alternativa, dispor de um comando à distância para disparar a máquina.
No entanto, sabemos que as escolas nem sempre dispõem deste tipo de recursos. Nesses casos, pode improvisar um modo de imobilizar a sua câmara com os recursos disponíveis (fita-cola, massa adesiva, madeiras, etc.) mas, tenha sempre em atenção a segurança da sua câmara.